Política

Prefeitura de Uberaba promove exposição de armas durante evento do Dia das Crianças

Em nota, a Prefeitura de Uberaba disse que a participação dos agentes foi solicitada ‘com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança’

Prefeitura de Uberaba promove exposição de armas durante evento do Dia das Crianças
Prefeitura de Uberaba promove exposição de armas durante evento do Dia das Crianças
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A prefeitura de Uberaba, município do Triângulo Mineiro, promoveu nesta quarta-feira 12 uma exposição de armas e explosivos em meio às celebrações do Dia das Crianças. No evento, crianças e adolescentes foram incentivados a manusear os equipamentos militares e ainda passearam em viaturas da polícia, segundo relatos.

Vídeos do evento, aos quais CartaCapital teve acesso, mostram policiais ensinando crianças sobre rifles, metralhadoras e explosivos. Nas imagens também é possível ver crianças tocando nos equipamentos. A exposição aconteceu na Praça da Mogiana, ponto turístico do município, e contou com a presença de agentes do Exército e das Polícias Civil, Militar e Federal.

Em nota, a Prefeitura de Uberaba disse que a participação dos agentes foi solicitada pelas forças de segurança do estado, “com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança, e promover uma aproximação destas com a comunidade”.

Ainda segundo o município, “de acordo com a polícia, o ambiente onde a exposição estava acontecendo era totalmente controlado e os militares neste trabalho são treinados especificamente para este fim”. O texto diz ainda que “a Polícia Militar de Minas Gerais esclarece e reforça que não havia nenhum risco no momento da exposição”.

Após tomar conhecimento sobre o caso, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) acionou o Ministério Público (MP) e o Conselho Tutelar. O petista disse que pretende denunciar a prefeita do município, Elisa Araújo (Solidariedade), ao MP e ao Conselho Tutelar, por crimes contra o Estatuto da Criança e do Adolescente. A prefeita é uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem na flexibilização do armamento à população uma de suas principais bandeiras.

representação MP Uberaba violação crianças

Para Sumayra Oliveira, pesquisadora acadêmica que esteve no local, o ato expõe as crianças à cultura do ódio. “Ao invés de estimular os sonhos, ou de contribuir com a alimentação das crianças, já que muitas delas passam fome na cidade, as crianças são expostas por esse tipo de exposição. O Dia das Crianças foi completamente militarizado com apologia do uso de armas de fogo por crianças, algo nunca visto por nós, moradores de Uberaba. Esperamos que ela [Elisa Araújo, prefeita] responda criminalmente pelo que aconteceu”, diz. “É algo chocante, estamos estarrecidos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo