Política
Prefeito no RJ defende castrar mulheres e limitar número de filhos
Prefeitura defende que declaração foi dada em “momento de descontração”


O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PROS), no interior do Rio de Janeiro, defendeu a “castração” de mulheres da cidade para controlar o número de crianças nascidas na cidade. A declaração foi feita durante a inauguração de uma estada no dia 14.
“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas e controlar essa população. É muito filho, [sic] é no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara,[…] haja creche para ser construída”, disse em trecho do vídeo.
Em nota, a prefeitura disse que a declaração foi feita em um momento de “descontração” e que não houve intenção de incentivar qualquer prática danosa ou preconceituosa contra as mulheres.
A OAB de Barra do Piraí discorda da nota pública emitida pela prefeitura e ao UOL classificou a atitude do prefeito como um claro “ato de misoginia retrógrado e machista”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.