Prefeito de Rio do Sul, em Santa Catarina, veta mostra de cinema LGBT: ‘Princípios cristãos’

Os organizadores do evento acusam o prefeito José Thomé (PSD) de praticar censura e de divulgar um 'discurso de ódio'

Créditos: Reprodução Redes Sociais

Apoie Siga-nos no

O prefeito do município de Rio do Sul, em Santa Catarina, José Thomé (PSD) censurou a realização de uma mostra de cinema LGBTQIA+ que aconteceria nesta quarta e quinta-feira em uma fundação cultural municipal.

O Transforma, Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, realizaria, nesta quarta, uma oficina de produção cultural LGBT e, na quinta, uma sessão com filmes premiados no festival.

A iniciativa, criada pela produtora Bapho Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, já passou por outras cidades catarinenses Joaçaba, Curitibanos, Jaraguá do Sul e Laguna em sua 2ª mostra itinerante.

Ao justificar a negativa para a realização da mostra, o prefeito questionou o teor artístico do evento, mas alegou que a decisão não tem relação com preconceito, e nem de ponto de vista político-partidário.

“É uma questão de respeito aos princípios cristãos, daquilo que está escrito na Bíblia, e dos princípios da família, como pai de dois filhos, menores de idade, que poderiam, inclusive, participar dessa apresentação, porque a classificação livre, veja bem, tratando de questões de homossexualidade, portas abertas, eu não posso permitir isso”, disse, em vídeo divulgado em suas redes sociais.

O prefeito ainda disse que não admite que o poder público seja um incentivador da prática em prédios públicos.



Os organizadores do evento, por sua vez, acusam o prefeito de censura e de divulgar um ‘discurso de ódio’. Os proponentes também anunciaram que, por uma questão de segurança, estão suspendendo temporariamente a realização das atividades na cidade.

“Um momento muito triste. Não queremos perpetuar esse tipo de discurso, de violência, de ódio. A gente tá aqui pelo amor, pelo respeito, pelo acolhimento de todas as pessoas, é isso que a Transforma prega, a construção de uma sociedade melhor para todas as pessoas””, divulgaram também em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.