CartaExpressa
Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo por 6 meses
Emanuel Pinheiro é investigado novamente pela Justiça por suposto envolvimento em um esquema criminoso na Secretaria Municipal de Saúde


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sob a acusação de organização criminosa.
A determinação foi assinada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, com base nos relatórios do Tribunal de Contas do Estado que apontaram irregularidades nas contas da Secretaria Municipal de Saúde.
A decisão atende ao pedido do Ministério Público de Mato Grosso, na qual Pinheiro é acusado do crime de organização criminosa. Em nota, a prefeitura informou que Pinheiro ainda não foi notificado quanto à decisão da Justiça.
A investigação segue sob sigilo, e o comando da cidade deve ficar sob a responsabilidade do vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).
Não é a primeira vez que o emedebista é alvo de investigações por ações fraudulentas. Em 2021, ele foi afastado durante as apurações da Operação Capistrum, onde ele teria usado contratações temporárias, também no setor de Saúde, como moeda de troca junto à Câmara Municipal.
Como não houve comprovação da acusação, ele retornou ao cargo por decisão do mesmo desembargador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Enchentes levam governo do Acre a decretar emergência em saúde pública
Por Agência Brasil
Dia D: secretarias de saúde promovem ações de combate à dengue
Por Agência Brasil
Ministra da Saúde suspende nota técnica sobre prazo para o aborto legal
Por Camila da Silva
Saúde/ Reféns do mosquito
Por CartaCapital