CartaExpressa
Pré-candidatos bolsonaristas deletam vídeos com ataques às instituições
Com a proximidade das eleições, pelo menos 70 vídeos foram retirados do YouTube


Pelo menos três pré-candidatos bolsonaristas à Camara dos Deputados deletaram vídeos de suas contas no Youtube em que atacavam e ofendiam membros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. O levantamento é da empresa de análise de dados Novelo Data e foi divulgado pelo jornal O Globo.
Entre os postulantes a uma cadeira na Casa, Gustavo Gayer, dono da conta Papo Conservador, foi o que mais deletou vídeos. Ao todo, 59 publicações foram excluídas, entre elas algumas que tinham como título acusações às cortes superiores.
O pré-candidato pelo estado do Goiás é filiado ao PL e apoiador do presidente Jair Bolsonaro.
Entre os outros pré-candidatos que apagram vídeos de seus canais estão Fernando Lisboa e Felipe Lintz. Os conteúdos retirados também faziam referências ao STF e ao TSE.
Segundo o levantamento, esta é a segunda vez que os canais passam por um processo de “limpeza”. Em agosto do ano passado, após o TSE suspender a monetização de canais investigados por propagar desinformação sobre o processo eleitoral, vídeos já haviam sido excluídos.
Outros seis canais bolsonaristas apagaram vídeos com ataques às instituições democráticas. No total, 103 publicações foram retiradas da plataforma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.