Política

Por unanimidade, TRE de Goiás reverte decisão e torna Caiado elegível

O governador tinha sido condenado no fim do ano passado por usar a sede do governo estadual para eventos de campanha de um aliado

Por unanimidade, TRE de Goiás reverte decisão e torna Caiado elegível
Por unanimidade, TRE de Goiás reverte decisão e torna Caiado elegível
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Foto: Governo de Goiás/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu nesta terça-feira 8, por unanimidade, reverter a decisão que condenou o governador Ronaldo Caiado (União) a inelegibilidade de oito anos por suposto abuso de poder político. Com isso, o governador de Goiás volta a ser elegível.

Caiado tinha sido condenado em dezembro de 2024 pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, que entendeu que o governador usou a sede do governo estadual, o Palácio das Esmeraldas, para eventos de campanha do seu aliado, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União).

A juíza destacou que o Palácio do governo foi decorado com as cores utilizadas na campanha de Mabel e que havia oferta de alimentos e bebidas para pessoas convidadas aos eventos, que aconteceram entre 7 e 9 de outubro. Mabel e da vice-prefeita eleita, Cláudia da Silva Lira (Avante), também foram condenados.

Na sessão desta terça-feira 8, o relator do caso, desembargador José Mendonça Carvalho Neto, entendeu que os eventos não comprometeram o pleito eleitoral, mas decidiu manter a multa que foi aplicada.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás, ligada ao Ministério Público Eleitoral, já tinha se posicionado a favor da reversão da condenação, entendendo que as sanções foram excessivas.

“Punição que fora empregada sem nenhuma razoabilidade nos extremos mais descabidos para jogar, ou trazer, a solução para seu devido trilho. Entendendo que houve uma indevida conclamação para a exploração política do ambiente do Palácio, mas afastando a solução de sanção que fora imposta no grau inicial”, afirmou em seu voto o presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo