Política
Por que eleitores de 3 cidades paulistas irão às urnas neste domingo
A diplomação dos novos eleitos deve ocorrer até 11 de julho


Eleitores dos municípios paulistas de Mongaguá, Panorama e Bocaina irão às urnas neste domingo 8 para escolher prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares. A convocação do novo pleito partiu do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo após a rejeição do registro dos candidatos vitoriosos em 2024.
A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 11 de julho.
Em Mongaguá, a nova disputa resulta do impedimento do candidato eleito, Paulo Wiazowski Filho (PP), cujas contas de 2012 foram negadas pela Câmara Municipal — à época ele era o prefeito.
Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral cancelou o registro da candidatura de Wiazowski e convocou novas eleições. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Berbiz de Oliveira, do União, comanda a administração.
Os candidatos neste domingo são Cristina Wiazowski (PP), que tem como vice Júlio Cezar de Carvalho Santos (PDT), e Rodrigo Cardoso Biagioni (União), com Renato Carvalho Donato (PSB) na vice.
Em Panorama, a candidatura do eleito em 2024, Edson de Assis Maldonado (PP), foi indeferida pelo TRE-SP em razão de uma condenação por falso testemunho e pela Lei da Ficha Limpa.
As duas chapas inscritas na disputa deste domingo são a de Dr. Giulio Pires (PL), com Valdez de Brito (União) de vice, e a de Daniel Genova (PSB) e sua vice Inês Francisca da Silva Chiararia (Republicanos).
Por fim, em Bocaina, Moacir Donizete Gimenez (Republicanos) foi condenado improbidade administrativa praticado com dolo, má-fé, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros.
As quatro chapas inscritas são formadas por Caio Crepaldi e André de Moraes, ambos do MDB; Jonas Marques e Evandro de França Antunes, do PDT; Camila dos Santos e Marcos Antônio Bodin, do PL; e Roberto Donizete (PV) e Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto (Republicanos).
(Com informações da Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TSE manda retotalizar votos e 7 deputados federais podem perder a cadeira
Por Wendal Carmo
TSE torna Luciano Hang, da Havan, inelegível por abuso de poder
Por Wendal Carmo
Com articulação de Cármen Lúcia, STF define lista só com mulheres para vaga no TSE
Por CartaCapital