Por que defendo a reedição imediata da CPI da Pandemia

É inegável que algumas coisas ainda precisam ser investigadas, especialmente as investidas contra a vacinação, cujo mais novo capítulo envolve jovens e crianças

O Senado não pode abdicar de seu papel. Queiroga mantém o viés negacionista do governo - Imagem: Jefferson Rudy/Ag.Senado e Valter Campanato/ABR

Apoie Siga-nos no

A CPI da Pandemia entregou uma série de resultados práticos que contribuíram para minimizar os impactos decorrentes da crise sanitária iniciada com a chegada do novo Coronavírus ao País. Um dos exemplos mais patentes foi o avanço da vacinação, mesmo com todo o esforço empreendido por Jair Bolsonaro para atrapalhar a imunização da população contra a Covid-19. Na esfera institucional alguns passos também foram dados, a exemplo das 12 apurações do Ministério Público em andamento a partir do relatório produzido pela comissão.

O trabalho do Ministério Público Federal é direcionado àqueles sem foro privilegiado e dividido em uma dúzia de frentes, englobando diferentes momentos, personagens e instituições investigadas pela CPI da Pandemia, sem prejuízo das demais ações porventura abertas relacionadas ao trabalho da comissão – por exemplo, as conduzidas pela PGR e MP-SP.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

3 comentários

PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 31 de janeiro de 2022 01h06
É inegável a grande contribuição da CPI da Covid feita pelo senado federal na salvação da população brasileira com a vacinação contra essa Pandemia, visto que o governo federal e Ministério da Saúde trabalharam e conspiraram contra o tempo todo. As responsabilidades devem seguir em frente, e o PGR deveria dar andamento aos inquéritos e ao trabalho da CPI e denunciar o governo e seus colaboradores junto ao STF. Fato é que o bom senso prevaleceu e o país está vacinando mais de 60 % de sua população nas primeiras, segundas e nas doses de reforço das vacinas. Infelizmente, os negacionistas com a anuência e retaguarda deste mesmo governo voltaram a baila e com essa Nota Técnica criminosa, agora conspiram contra a vacinação de crianças e adolescentes, um absurdo. O que se verifica no presente é a retomada do crescimento da pandemia com essa variante ômicron e um aumento crescente de infectados e de mortos nas estatísticas. Diante disso, é urgente a instalação de uma nova CPI, pois a certeza da impunidade por parte de pessoas investidas de cargo público, integrantes do governo federal, além do presidente da República é notório e temerário. Uma espécie de mentalidade genocida se instalou no planalto e se não for devidamente apurada e criminalizada por nossos tribunais que sejam direcionadas às cortes internacionais para formarmos um novo tribunal de Nuremberg porque mesmo com a morte de pessoas ligadas e simpáticas a Bolsonaro, seu desiderato continua sendo o negacionismo e a irresponsabilidade com a vida das pessoas.
CARLA OLIVEIRA 29 de janeiro de 2022 17h31
Correto, mas a PGR tem que fazer os proessos andarem.
CARLA OLIVEIRA 29 de janeiro de 2022 17h30

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.