Política

Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia por orientação médica

O veto do cardiologista Roberto Kalil Filho é apenas para viagens de avião de longa duração e o presidente terá agenda de trabalho normal esta semana em Brasília

Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia por orientação médica
Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia por orientação médica
Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) sofreu um acidente doméstico e cancelou a viagem que faria à Rússia neste domingo 20 por orientação médica. Ele vai participar da 16ª Cúpula dos Brics por videoconferência, anunciou o Palácio do Planalto.

Segundo o boletim médico divulgado neste domingo pelo Hospital Sírio-Libanês, Lula deu entrada no hospital de Brasília com um “ferimento corto-contuso em região occipital (nuca)”. Os médicos avaliaram que o caso não é grave.

Segundo o governo, o veto do cardiologista Roberto Kalil Filho é apenas para viagens de avião de longa duração e Lula terá agenda de trabalho normal esta semana em Brasília.

“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.

Cúpula dos Brics

A presidência dos Brics, que é rotativa, está sob comando da Rússia até o fim de 2024. A partir de 1º de janeiro de 2025, o Brasil assume o comando do grupo.

Um dos principais destaques é a presença do presidente russo, Vladimir Putin. Ele não participou da reunião de 2023, na África do Sul, pelo risco de ser preso por conta de um mandado do Tribunal Penal Internacional (TPI) expedido por crimes de guerra na Ucrânia.

Outro tema de destaque da Cúpula do Brics, na Rússia, serão as negociações em torno das medidas para reduzir a dependência do dólar no comércio entre os países do bloco, além de medidas para fortalecer instituições financeiras alternativas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, controlados principalmente por potências ocidentais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo