Política
Por justiça, mereço voltar a ser deputado, diz José Dirceu sobre 2026
O ex-ministro afirmou a CartaCapital, porém, que a decisão só deve sair em 2025 e defendeu uma renovação do PT


O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou que decidirá no ano que vem se tentará concorrer à Câmara dos Deputados em 2026. Antes disso, segundo ele, o foco do PT deve ser a vitória em cidades-chave no pleito deste ano, a exemplo de São Paulo, onde o partido apoia Guilherme Boulos (PSOL) para derrotar Ricardo Nunes (MDB), o candidato de Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista à reportagem na terça-feira 14, durante a primeira rodada de um ciclo de debates promovido por CartaCapital para celebrar seus 30 anos, Dirceu também defendeu a necessidade de o PT pensar em uma renovação no ano que vem.
“No segundo semestre de 2025, vou analisar essa questão de ser ou não candidato. Acredito que até por justiça eu mereço voltar – isso quem decide é o povo nas urnas – a ser deputado”, declarou. “Eu fui cassado politicamente e me tiraram da vida institucional do País, não da luta política. Depois ainda me fizeram uma farsa processual no chamado ‘mensalão’.”
No início deste ano, a defesa do ex-ministro acionou o Supremo Tribunal Federal para anular dois processos nos quais ele foi condenado, no âmbito da Lava Jato. Trata-se, na prática, de uma tentativa de estender a Dirceu os efeitos da decisão da Corte de declarar o ex-juiz Sergio Moro suspeito nos processos contra o presidente Lula (PT). O pedido chegou às mãos do ministro Gilmar Mendes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Boulos vota por arquivar processo contra Janones no Conselho de Ética
Por CartaCapital
Defesa de Lula alega liberdade de expressão em ação que questiona pedido de voto em Boulos
Por Marina Verenicz
PSOL aciona a Justiça contra Ricardo Nunes por campanha eleitoral em eventos oficiais
Por CartaCapital