Política

Por justiça, mereço voltar a ser deputado, diz José Dirceu sobre 2026

O ex-ministro afirmou a CartaCapital, porém, que a decisão só deve sair em 2025 e defendeu uma renovação do PT

José Dirceu
O ex-ministro José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil José Dirceu. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou que decidirá no ano que vem se tentará concorrer à Câmara dos Deputados em 2026. Antes disso, segundo ele, o foco do PT deve ser a vitória em cidades-chave no pleito deste ano, a exemplo de São Paulo, onde o partido apoia Guilherme Boulos (PSOL) para derrotar Ricardo Nunes (MDB), o candidato de Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista à reportagem na terça-feira 14, durante a primeira rodada de um ciclo de debates promovido por CartaCapital para celebrar seus 30 anos, Dirceu também defendeu a necessidade de o PT pensar em uma renovação no ano que vem.

“No segundo semestre de 2025, vou analisar essa questão de ser ou não candidato. Acredito que até por justiça eu mereço voltar – isso quem decide é o povo nas urnas – a ser deputado”, declarou. “Eu fui cassado politicamente e me tiraram da vida institucional do País, não da luta política. Depois ainda me fizeram uma farsa processual no chamado ‘mensalão’.”

No início deste ano, a defesa do ex-ministro acionou o Supremo Tribunal Federal para anular dois processos nos quais ele foi condenado, no âmbito da Lava Jato. Trata-se, na prática, de uma tentativa de estender a Dirceu os efeitos da decisão da Corte de declarar o ex-juiz Sergio Moro suspeito nos processos contra o presidente Lula (PT). O pedido chegou às mãos do ministro Gilmar Mendes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo