CartaExpressa

Polícia prende pastor investigado por golpe que prometia lucro de R$ 1 octilhão

A investigação apontou que o grupo liderado por Osório Júnior movimentou pelo menos R$ 156 milhões durante 5 anos

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O pastor Osório José Lopes Júnior foi preso nesta quinta-feira 21, sob suspeita de liderar um grupo que aplicou golpes financeiros em pelo menos 50 mil fiéis no Brasil e no exterior.

Ele era procurado pela Polícia do Distrito Federal, mas foi encontrado em Sucupira, no sul do Tocantins. Lopes Júnior foi levado à Delegacia de Gurupi para prestar depoimento.

O golpe começava em conversas em redes sociais nas quais líderes religiosos prometiam que, a partir de um depósito de 25 reais, as pessoas poderiam receber de volta o valor de 1 octilhão de reais. Se “investissem” 2 mil reais, ganhariam 350 “bilhões de centilhões” de euros.

Ao todo, a polícia detectou que o grupo criou 40 empresas fantasmas, movimentou mais de 800 contas bancárias suspeitas e atingiu transações de 156 milhões de reais durante cinco anos de atuação.

Os alvos poderão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e organização criminosa.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo