Política

Polícia Federal pede para ouvir Bolsonaro sobre acusações de Moro

‘As investigações se encontram em estágio avançado’, escreveu delegada da PF ao pedir que Celso de Mello determine depoimento

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

A delegada da Polícia Federal Christiane Correa Machado encaminhou, na tarde desta terça-feira 23, um pedido para que o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, considere convocar o presidente Jair Bolsonaro para depor sobre o inquérito que investiga suposta intervenção na corporação.

O pedido foi encaminhado na sexta-feira 19 e se justifica, segundo aponta a delegada, pelo “estágio avançado” das investigações sobre o caso. O documento foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

“Informo a Vossa Excelência que as investigações se encontram em estágio avançado, razão pela qual nos próximos dias torna-se necessária a oitiva do Senhor JAIR MESSIAS BOLSONARO, Presidente da República”, escreveu Machado.

O ex-ministro Sergio Moro foi o primeiro a ser ouvido na investigação aberta em 27 de abril, três dias depois de sua saída do governo. A investigação tem como base a acusação do ex-ministro sobre a interferência de Bolsonaro na autonomia da Polícia Federal. O presidente nega as acusações.

No dia 8 de junho, Celso de Mello, que é o relator do inquérito na Corte, acatou um pedido feito pela Polícia Federal e prorrogou o andamento do processo por mais 30 dias. Na ocasião, os investigadores já haviam relatado vontade de ouvir o presidente, além de aprofundar investigações na superintendência da PF no Rio de Janeiro, dadas as suspeitas de ingerência de Bolsonaro nas direções regionais da corporação.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.