Política

Podemos e PSC anunciam fusão; o partido terá 18 deputados e 7 senadores

Com a união, a legenda terá a 8ª maior bancada da Câmara

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Os partidos Podemos e PSC anunciaram nesta terça-feira 22 uma fusão. A formalização deve acontecer no início de dezembro, durante convenção partidária das siglas. Depois disso, o Tribunal Superior Eleitoral ainda precisa avalizar o processo.

O novo partido se chamará Podemos e manterá o número de urna do PSC: 20. Com a união, o partido terá a oitava maior bancada da Câmara, com 18 deputados federais. No Senado, serão 7 representantes.

As tratativas para a fusão se iniciaram logo após o primeiro turno, quando o PSC não superou a chamada cláusula de barreira. A legenda perderia o direito ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito.

Neste ano, o dispositivo exigia que os partidos elegessem ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da Federação e obtivessem ao menos 2% dos votos válidos em todo o País.

Além do PSC, siglas como PTB, Patriota, Novo, Solidariedade, PROS, PMN, DC e Agir não superaram a cláusula.

Com a fusão, os antigos partidos deixam de existir e dão origem a uma nova legenda, com documentos próprios a reger o seu funcionamento.

No final de outubro, PTB  e Patriota também anunciaram que se fundiriam em uma nova sigla: o Mais Brasil, que terá o número 25, utilizado pelo DEM antes da fusão com o PSL.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo