Política
Podemos e PSC anunciam fusão; o partido terá 18 deputados e 7 senadores
Com a união, a legenda terá a 8ª maior bancada da Câmara


Os partidos Podemos e PSC anunciaram nesta terça-feira 22 uma fusão. A formalização deve acontecer no início de dezembro, durante convenção partidária das siglas. Depois disso, o Tribunal Superior Eleitoral ainda precisa avalizar o processo.
O novo partido se chamará Podemos e manterá o número de urna do PSC: 20. Com a união, o partido terá a oitava maior bancada da Câmara, com 18 deputados federais. No Senado, serão 7 representantes.
As tratativas para a fusão se iniciaram logo após o primeiro turno, quando o PSC não superou a chamada cláusula de barreira. A legenda perderia o direito ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito.
Neste ano, o dispositivo exigia que os partidos elegessem ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da Federação e obtivessem ao menos 2% dos votos válidos em todo o País.
Além do PSC, siglas como PTB, Patriota, Novo, Solidariedade, PROS, PMN, DC e Agir não superaram a cláusula.
Com a fusão, os antigos partidos deixam de existir e dão origem a uma nova legenda, com documentos próprios a reger o seu funcionamento.
No final de outubro, PTB e Patriota também anunciaram que se fundiriam em uma nova sigla: o Mais Brasil, que terá o número 25, utilizado pelo DEM antes da fusão com o PSL.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.