Política

PL tenta impedir, mas Câmara aprova MP com recursos para combate à seca

O placar foi de 317 votos favoráveis, 92 contrários e duas abstenções. Falta o aval do Senado

PL tenta impedir, mas Câmara aprova MP com recursos para combate à seca
PL tenta impedir, mas Câmara aprova MP com recursos para combate à seca
Sessão da Câmara dos Deputados em 1º de abril de 2025. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Câmara aprovou, nesta terça-feira 1º, uma medida provisória do governo Lula (PT) que libera um crédito de 938,4 milhões de reais a sete ministérios. O PL, com sua bancada de 92 deputados, entrou em obstrução para tentar forçar a análise do projeto de lei da anistia a golpistas do 8 de Janeiro, mas não conseguiu impedir a votação.

O placar foi de 317 votos favoráveis, 92 contrários e duas abstenções. Dos 70 deputados do PL que registraram presença, só seis foram favoráveis à MP: Antônio Carlos Rodrigues (SP), João Carlos Bacelar (BA), Junior Lourenço (MA), Luiz Carlos Motta (SP), Robinson Faria (RN) e Tiririca (SP).

Os recursos da MP se destinam, entre outros, ao pagamento de auxílio para pescadores; a ações de enfrentamento aos efeitos da seca e dos incêndios florestais no Pantanal e na Amazônia; e à segurança alimentar.

O Senado deve votar a medida ainda nesta terça — do contrário, ela perderá a validade.

O auxílio para pescadores profissionais artesanais, beneficiários do Seguro Defeso, abrange o maior montante liberado: 418,4 milhões de reais. O pagamento será voltado a pescadores da região Norte atingidos pela seca prolongada.

Bolsonaristas se mantêm nesta terça em obstrução para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o requerimento de urgência do PL da Anistia.

Se a Casa aprovar a urgência, a proposta chegará diretamente ao plenário, sem ter de passar pelas comissões temáticas. A obstrução serve, na prática, para tentar impedir a votação de outras matérias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo