Política

PL planeja volta das motociatas quando Bolsonaro retornar ao Brasil

Intenção é fazer com que o ex-capitão esteja em eventos que possam render imagens com grandes públicos

PL planeja volta das motociatas quando Bolsonaro retornar ao Brasil
PL planeja volta das motociatas quando Bolsonaro retornar ao Brasil
Bolsonaro faz motociata no 7 de Setembro, no Rio de Janeiro. Foto: Ivan PACHECO / AFP
Apoie Siga-nos no

O PL planeja reeditar as motociatas de Jair Bolsonaro assim que o ex-presidente voltar ao Brasil. A informação foi confirmada pelo líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), ao jornal O Globo.

“A ideia é fazer uma verdadeira força-tarefa pelo Brasil, reforçando o papel de Bolsonaro como o grande líder da direita. Os deputados de cada estado vão acompanhar Bolsonaro, impulsionando essas visitas, existe a possibilidade de fazermos novas motociatas, inclusive”, disse Côrtes ao jornal.

A intenção é colocar Bolsonaro novamente em evidência para que seu capital político seja usado nas eleições municipais de 2024. As motociatas serviriam para registrar imagens do ex-capitão em eventos com grande público. As fotos e vídeos servirão às campanhas eleitorais de aliados. Quando ainda era presidente, cada um dos passeios de moto custava em média 100 mil reais aos cofres públicos.

“A vontade do Valdemar e de todos nós é vê-lo conduzindo esse projeto de eleição de nomes da direita. Em 2020, como era presidente, ele não pôde se envolver tanto nas eleições municipais, inclusive por causa da pandemia. Mas agora o cenário é outro, e o PL já ofereceu recursos para custear esse trabalho com a verba do fundo eleitoral”, destacou Eduardo Bolsonaro, deputado e filho do ex-presidente.

A conta feita pela cúpula do PL, mostra o jornal, é saltar em até 3 vezes o número de prefeituras sob seu comando. Atualmente são 343 cidades com prefeitos do PL e o plano é fazer este número chegar em pelo menos 1 mil.

O plano de participação de Bolsonaro, que inclui as motociatas, tem foco nas capitais e em cidades de até 200 mil habitantes, onde não há segundo turno e, na visão do PL, reduziria as chances de reversão. Segundo o jornal, Valdemar Costa Neto tem dito que uma visita de Bolsonaro nestas cidades pode ser determinante para garantir a vitória dos candidatos do PL.

Para isso tudo sair do papel, porém, Bolsonaro precisa retornar ao Brasil. Ele está nos Estados Unidos desde a última semana de dezembro e, ao que tudo indica, deve ficar no local até abril. Não há, porém, data marcada para o retorno do ex-presidente ao País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo