Política
PL não considera – por ora – desistir de buscar a cassação de Moro no TSE
A disposição do comando nacional de interferir nos interesses locais do partido definirá os próximos passos


A equipe jurídica do PL envolvida na ação pela cassação do senador Sergio Moro (União-PR) não recebeu qualquer ordem para deixar de recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, favorável ao ex-juiz.
Até agora, portanto, a expectativa dos advogados é que o partido de Jair Bolsonaro vá até o fim em busca da condenação de Moro.
Na última segunda-feira 8, por outro lado, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou à TV Cultura ser contra a cassação. “Essa ação não é do PL do Bolsonaro, mas do PL do Paraná”, alegou. “Eu acho errado, já manifestei para nossas lideranças do estado que deveriam ter desistido da ação ou se comprometer de antemão a, após o julgamento no TRE, não recorrer.”
Não houve qualquer orientação do diretório estadual no sentido de abandonar o recurso ao TSE, mas o cenário pode mudar, a depender da disposição do comando nacional de interferir nos interesses locais do partido.
As ações rejeitadas em conjunto pela Corte paranaense partiram do PL e do PT. Elas apontam desequilíbrio na disputa eleitoral de 2022 por supostas irregularidades em gastos na pré-campanha de Moro, a partir de sua filiação ao Podemos. Os partidos questionam, por exemplo, o fato de o ex-magistrado ter se lançado pré-candidato à Presidência e depois ter migrado para o União Brasil a fim de concorrer ao Senado.
Se no PL ainda há alguma dúvida sobre o recurso, o cenário no PT é cristalino.
“Aguardaremos a publicação dos votos para preparar o recurso para o TSE, onde esperamos a reversão da decisão”, garante Arilson Chiorato, presidente do diretório petista no Paraná. “Respeitamos a decisão do TRE, mas discordamos. Até mesmo os votos contrários à cassação deixaram clara a vultuosidade da pré-campanha de Moro.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Apesar de resultado no Paraná, palavra final sobre a cassação de Moro deve ser do TSE
Por Wendal Carmo
Desembargador do TRE ironiza argumento do relator ao votar pela cassação de Moro
Por CartaCapital
TRE do Paraná não afastará desembargadora que já apareceu em foto com Moro
Por CartaCapital