Educação

PL indica e Nikolas Ferreira deve presidir a Comissão de Educação da Câmara

Na avaliação de integrantes do PL, a indicação seria uma forma de “fustigar o Planalto”; governistas devem buscar o adiamento da sessão de instalação

O deputado federal Nikolas Ferreira. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Partido Liberal bateu o martelo e indicou o deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (MG) para presidir a Comissão de Educação da Câmara. A definição veio durante reunião de líderes do partido nesta quarta-feira 6, conforme apurou CartaCapital.

A escolha causou mal-estar entre deputados ligados ao governo Lula. Líderes da base aliada foram orientados a retirar suas nomeações e “forçar” o adiamento da sessão que instalaria o colegiado, segundo relatos.

Nikolas não se candidatou inicialmente para o cargo, apesar de ter integrado a comissão no ano passado, mas foi convencido a aceitar a presidência. Na avaliação de integrantes do PL, a indicação seria uma forma de “fustigar o Planalto”.

Em meio à rebelião na base governista, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP) chegou a ameçar instalar as comissões apenas em junho caso os parlamentares não chegassem a um consenso.

Depois de muita discussão, o Planalto conseguiu costurar um acordo e vai indicar a vice-presidente da comissão de Educação. O PL, por sua vez, deve ficar com o mesmo cargo na comissão de Saúde, a ser comandada pelo petista Dr. Fabrício (PI).

Na reunião de líderes, a sigla também escolheu a bolsonarista Caroline De Toni (RS) para a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa.

O deputado Alberto Fraga (DF) irá comandar a comissão de Segurança Pública, enquanto Antônio Carlos Rodrigues (SP) foi escolhido para a presidência do colegiado discute pautas relacionadas aos Esportes.

Para a comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, o PL escolheu Pastor Eurico (PE), cujo trabalho de maior destaque na Câmara foi ter relatado o projeto que proíbe o casamento homoafetivo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo