Política
PL expulsa deputado que esteve em ato de apoio a Evandro Leitão (PT) em Fortaleza
O petista enfrenta André Fernandes (PL). ‘O partido hoje é extrema-direita e o extremismo não faz parte dos meus princípios’, diz Júnior Mano


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, decidiu expulsar do partido Júnior Mano, deputado federal pelo Ceará que ajudou a organizar um ato em apoio a Evandro Leitão, candidato do PT à prefeitura de Fortaleza.
Leitão enfrenta o bolsonarista André Fernandes (PL) no segundo turno. Eles estão empatados com 43% das intenções de votos cada, segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira 18.
A expulsão foi defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento que motivou a punição ocorreu na quinta-feira 17 e contou com a participação de cerca de 40 prefeitos, do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador Elmano de Freitas (PT).
“O partido hoje é extrema-direita e o extremismo não faz parte dos meus princípios. Votei em Bolsonaro, defendi todas as pautas, mas por ser contrariado em não votar em André fernandes, o troco é esse. Vida que segue”, disse Júnior Mano a CartaCapital.
Segundo deputado do PL mais votado no estado em 2022, Mano integrava a ala governista da sigla, alvo de sanções internas por votar em alinhamento com o Palácio do Planalto. Ele chegou a sofrer punições na Câmara por endossar a medida provisória assinada por Lula que reestruturava a Esplanada dos Ministérios.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest: A 9 dias do 2º turno, André (PL) e Evandro (PT) estão empatados em Fortaleza
Por CartaCapital
Lula lança expansão do Programa Acredita para pequenos empreendedores
Por CartaCapital