Política

‘PL da Conja’: Deputado do PT apresenta projeto para proibir troca de domicílio eleitoral

Texto foi batizado em alusão ao caso da deputada Rosângela Moro, que voltou a ‘morar’ em Curitiba de olho na vaga do marido, o senador Sergio Moro, que pode ser cassado pela Justiça Eleitoral

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para proibir a mudança de domicílio eleitoral de políticos em exercício de mandato. A iniciativa foi batizada pelo Partido dos Trabalhadores de ‘PL da Conja’.

O nome faz menção indireta à deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), que busca mudar o domicílio de São Paulo para o Paraná. O caminho inverso que fez em 2022, quando alterou o domicílio de Curitiba para a capital paulista.

O PL argumenta que o Código Eleitoral proíbe a troca entre diferentes estados enquanto o mandato está em curso, como no caso da esposa do ex-senador Sergio Moro (União Brasil – PR), eleita em 2022.

“Trata-se, como se verifica, de uma verdadeira fraude à confiança depositada pelo eleitorado responsável pelo êxito eleitoral”, diz trecho do PL. “Sem a qual o candidato ou candidata sequer poderia ter participado do pleito naquela localidade e que não pode ser admitido, na medida em que viola a Constituição Federal e na legislação Eleitoral”. 

Para o PT, a tentativa de mudança da deputada é uma manobra relacionada à possível cassação do ex-juiz, para que ela concorra ao cargo do marido em caso de condenação. A troca, inclusive, é contestada na Justiça pelo partido.

O caso de Moro, que supostamente motiva a mudança, está em análise do Tribunal Regional do Paraná, empatado em 1 a 1, e deve, em breve chegar ao Tribunal Superior Eleitoral. A Corte analisa um suposto abuso de poder do político durante a campanha para o Senado. Se for cassado, Rosângela é uma das cotadas para participar da nova eleição.

Ela tem negado que a troca tenha objetivo eleitoral e chegou a ironizar a proposta de lei nas redes sociais. “E segue o chororô”, escreveu ela no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo