Política
PGR quer barrar novo pedido de Braga Netto por mais prazo no inquérito do golpe
O ministro do STF Alexandre de Moraes já rejeitou duas vezes a manobra do ex-ministro de Jair Bolsonaro


O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta segunda-feira 10 ao Supremo Tribunal Federal um parecer contra o recurso protocolado pela defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa de Jair Bolsonaro (PL), por mais prazo para se manifestar sobre a denúncia da trama golpista de 2022.
Apesar de discordar do prazo de 15 dias, a defesa já enviou sua manifestação à Corte e alegou que a denúncia é “fantasiosa”.
Os advogados pediram um prazo de 30 dias para se pronunciar nos autos, sob o argumento de que teriam de analisar cerca de 70 gigabytes e 1.400 arquivos. O prazo reiterado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi de quinze dias e está previsto na legislação.
A defesa também sustentou não ter acesso à íntegra da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Braga Netto desejava apresentar sua manifestação depois de Cid.
Moraes rejeitou duas vezes a solicitação de mais prazo e a defesa recorreu, em busca de um julgamento do pedido na Primeira Turma.
Gonet, por sua vez, defendeu a manutenção das decisões de Moraes e disse não haver na lei a previsão de extensão do prazo. “A Procuradoria-Geral da República aguarda a manutenção das decisões agravadas e o não conhecimento do agravo regimental.”
(Com informações da Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes envia à PGR as defesas de Bolsonaro e outros acusados por tentativa de golpe
Por Carta Capital
Por que Bolsonaro tenta mais uma vez tirar o inquérito do golpe da ‘turma de Moraes’ no STF
Por CartaCapital