Política

PGR pediu à PF para investigar brasileiros que cobraram Aras durante viagem a Paris

No vídeo divulgado em redes sociais, homem questionou procurador-geral se continuaria ‘engavetando’ apurações

O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar um grupo de brasileiros que gravou um vídeo fazendo cobranças ao procurador-geral da República, Augusto Aras, durante uma viagem a Paris, em abril.

Segundo integrantes da PGR, Aras ficou irritado com o episódio e queria transformar o caso em uma tentativa de interferência na autonomia e independência do Ministério Público. Ao longo da apuração, entretanto, a PF descartou os crimes de segurança nacional e apenas investigou a suspeita de injúria e difamação contra o procurador-geral.

— Dar rolézinho em Paris é legal. E abrir processo, procurador? Vamos lá investigar ou vai continuar engavetando aí? — disse um deles, no vídeo.

A PF concluiu a apuração e enviou o caso para análise do Ministério Público Federal, que ainda não deu prosseguimento.

À época, segundo o colunista Lauro Jardim, Aras recebeu conselhos de aliados para evitar espaços públicos em Portugal, onde o número de brasileiros residentes no país é maior. A estratégia era evitar que o procurador-geral da República ficasse exposto a novas cobranças.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo