Política

PGR pede que Supremo torne inconstitucional ‘Dia do Patriota’ comemorado em 8 de janeiro

A Câmara de Porto Alegre incluiu o dia no calendário comemorativo do município após aprovar PL de deputado ‘conservador e cristão’

A invasão do Congresso Nacional no 8 de Janeiro. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da União entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira 25 para tornar inconstitucional lei municipal que cria ‘Dia do Patriota’ em 8 de Janeiro na cidade de Porto Alegre.

A Câmara da cidade incluiu o dia no calendário comemorativo após votação. A data, celebrada em 8 de Janeiro, marca os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Promulgado pelo presidente da Casa, Hamilton Sossmeie (PTB), o projeto é de autoria do vereador Alexandre Bobadra (PL), correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, Bobadra se descreve como “conservador e cristão”.

A ação contra a data comemorativa foi impetrada pelo subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos. Ele pede que o processo seja analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, alvo direto dos atos em 8 de Janeiro e relator dos inquéritos que investigam a bravata golpista.

“É inadmissível a elaboração de leis imorais e antirrepublicanas, cujo propósito seja exaltar e comemorar atos contrários ao Estado democrático de direito”, destaca trecho da ação.

A promulgação da data também gerou revolta entre integrantes do governo e parlamentares. No X, antigo Twitter, o ministro da Justiça Flávio Dino classificou a data como uma “afronta aos princípios da moralidade”.

A relatora da CPMI que investiga os atos golpistas em 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama também rechaçou a decisão da Câmara de Porto Alegre. “É perturbador ver a promoção de um evento que feriu a democracia […]. Pátria é Nação, é Cidadania. 8/1 foi data de golpismo”, destacou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo