Política

PGR nega pedido de Lula pela suspeição de procuradores no caso tríplex

Os advogados do ex-presidente também pediam a nulidade das condenações, com base nos diálogos vazados e publicados pelo site The Intercept

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, emitiu na sexta-feira 20 parecer contrário ao recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pede a suspeição dos procuradores que atuaram nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. Os advogados também pediam a nulidade das condenações, com base nos diálogos vazados e publicados pelo site The Intercept Brasil.

A defesa também pediu que as cópias das mensagens trocadas entre procuradores da República sejam compartilhadas e a PGR também se manifestou de forma contrária a este requerimento.

Para além do conteúdo das mensagens vazadas, os advogados do ex-presidente consideraram no recurso que houve a “realização de um espetáculo” durante uma apresentação do Ministério Público Federal onde o coordenador da Força-Tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, mostrou um power point implicando diversos crimes ao ex-presidente. Eles citam também que houve direcionamento das investigações “em desfavor” de Lula e a criação de um fundo bilionário sob a alçada da 13ª Vara Federal de Curitiba, fatores que teriam colocado sob suspeita a atuação dos procuradores da República.

No entendimento do procurador interino, tanto na condenação quanto na prisão provisória de Lula, “foram asseguradas todas as garantias constitucionais aplicáveis à espécie, em especial o direito à ampla defesa e ao contraditório, tendo sido confirmadas por mais de uma instância jurisdicional.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo