Política

PGR impede que PF acesse dados da CPI da Covid em investigação contra Bolsonaro

Ex-capitão é acusado de incitação ao crime por defender aglomerações, o não uso de máscaras e pregar contra a vacinação durante a pandemia

A subprocuradora-geral Lindôra Araújo. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria Geral da República impediu que a Polícia Federal tivesse acesso aos documentos da CPI da Covid, o que travou investigações contra o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A ação foi tomada pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo. Segundo o jornal, ela já recebeu dois pedidos da PF para compartilhar os documentos da CPI, mas não atendeu nenhuma das solicitações.

A primeira delas foi realizada em 19 de agosto, sendo reiterada em 4 de outubro. Ambas foram ignoradas. A motivação para não conceder o acesso aos documentos não foi esclarecida pela PGR, que alega não comentar investigações em curso. Ao jornal, apenas acrescentou que já se manifestou ao Supremo Tribunal Federal pelo arquivamento dos casos contra Bolsonaro.

Os documentos que a PF solicita são necessários para apurar se Bolsonaro cometeu o delito de incitação ao crime por incentivar que pessoas se aglomerassem, não usassem máscaras e não se vacinassem. Para aprofundar as investigações, porém, é preciso que a polícia saiba o que foi coletado até aqui. Tudo, porém, está em posse da PGR, conforme informou o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ao todo, diz a reportagem, são 10 terabytes de arquivos que estariam em posse da PGR sem que a PF possa averiguar. O STF e o ministro Luís Roberto Barroso, que relata o caso, já têm conhecimento da situação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo