PGR diz ao STF não ver desvio de finalidade de Bolsonaro em trocas no comando da PF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, encaminhou à PGR um pedido do senador Randolfe Rodrigues para barrar trocas em diretorias do órgão

Foto: EVARISTO SA/AFP

Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República afirmou ao Supremo Tribunal Federal não ver desvio de finalidade do presidente Jair Bolsonaro nas trocas promovidas no comando da Polícia Federal.

No início deste mês, o ministro Alexandre de Moraes encaminhou à PGR um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para barrar trocas em diretorias da PF. A solicitação do parlamentar se deu no âmbito no inquérito que apura suposta interferência política de Bolsonaro na corporação.

O parecer da PGR, assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, alega que as nomeações não apresentam “qualquer indício de desvio de finalidade, de forma que não estão sob apuração e não podem fundamentar a decretação de medida cautelar sem a efetiva demonstração de tal ilegalidade”.

A mudança mais recente ocorreu em 25 de fevereiro, quando o então diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, foi exonerado do cargo. Ele deu lugar a Marcio Nunes de Oliveira, um homem de confiança do ministro da Justiça, Anderson Torres.

Nesta semana, Nunes de Oliveira decidiu trocar o delegado titular responsável pela coordenação do setor de Investigação e Combate à Corrupção do órgão. Para o lugar de Luiz Flávio Zampronha, foi escolhido Caio Rodrigo Pellim.

O setor tem entre suas atribuições investigações de fake news e o financiamento de atos antidemocráticos, além de desvios de dinheiro públicos por parlamentares. Entre os casos na área estão investigações sobre Bolsonaro, seus filhos Carlos e Flávio e parlamentares aliados.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.