Política
PGR denuncia deputado bolsonarista por ataques contra Erika Hilton
Abilio Brunini, recém eleito prefeito de Cuiabá, é acusado de ofender a psolista durante sessão de CPI


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado federal Abilio Brunini (PL-MT) por injúria contra a também parlamentar Erika Hilton (PSOL-SP), em episódio dentro do Congresso Nacional.
Conforme noticiou inicialmente o UOL, Brunini insinuou que Erika oferecia serviços de prostituição enquanto a psolista discursava em sessão da CPI dos Atos Golpistas. O ataque, em julho de 2023, foi testemunhado por outros parlamentares.
A CartaCapital, Erika Hilton disse que vê a denúncia da PGR “de forma positiva, para que, quem sabe, outras pessoas não passem pelo que passei”.
“Não podemos tolerar que um deputado use de seu cargo para realizar ataques misóginos e transfóbicos contra mulheres no próprio Parlamento e saia impune. E uma resposta da Justiça é mais do que necessária, é essencial para o nosso País”, complementou.
Brunini vai ser investigado pelo crime de injúria, que prevê pena de até seis meses de prisão. Um dos integrantes da chamada “tropa de choque” bolsonarista no Congresso, ele acaba de ser eleito prefeito de Cuiabá.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PEC pelo fim da jornada 6×1 supera 171 assinaturas e pode ser protocolada, afirma Erika Hilton
Por CartaCapital
Em Cuiabá, bolsonarista ‘raiz’ Abílio Brunini derrota o petista Lúdio Cabral
Por Leonardo Miazzo