Política

PGR dá aval a inquérito contra Quaquá por tapa em deputado bolsonarista

A agressão aconteceu durante a sessão solene de promulgação da reforma tributária no plenário da Câmara, em dezembro

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República afirmou ser favorável à abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal contra o deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ) por ter agredido com um tapa o seu colega Messias Donato (Republicanos-ES).

O parecer da PGR, assinado pelo vice-procurador-geral Hindeburgo Chateaubriand, chegou ao gabinete do ministro Cristiano Zanin, relator do caso, nesta terça-feira 3. Agora, cabe ao magistrado instaurar ou não a investigação.

A agressão aconteceu durante a sessão solene de promulgação da reforma tributária no plenário da Câmara, em dezembro. A CartaCapital, Quaquá disse disse que a confusão ocorreu após ser chamado de “ladrão” pelo deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG).

Ele também afirmou não tolerar o comportamento de bolsonaristas contra Lula. “Se me agredir, eu agrido eles. Os bolsonaristas estão acostumados a querer dar uma de machão e bater nos outros. Comigo a porrada canta“, acrescentou.

Os vídeos que circularam à época nas redes sociais mostram um tumulto no plenário da Câmara e o deputado petista indo para a frente de Donato, sem que outros parlamentares pudessem impedi-lo. Agentes da Polícia Legislativa precisaram intervir para evitar novos conflitos.

No parecer enviado ao Supremo, a PGR ainda pediu que o YouTube seja obrigado a manter um vídeo que registra a agressão. Além disso, solicita que a Corte notifique Quaquá para, caso deseje, apresentar explicações sobre o caso em até 15 dias.

A reportagem procurou Washington Quaquá para comentar o assunto, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo