Política
PF troca chefia em São Paulo e delegado que trabalhou na Lava Jato assume o comando
Nomeado pelo Ministério da Justiça foi o responsável por delação de Delfim Netto e busca contra Palocci
O Ministério da Justiça formalizou nesta sexta-feira 5 uma troca na chefia da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.
O atual diretor, Rogério Giampaoli, foi indicado para um cargo no exterior. No lugar dele assume o delegado Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, que trabalhou na Lava Jato.
A mudança no comando da Superintendência paulista já estava prevista, em razão da abertura de novos postos em países na Europa e nas Américas.
A estrutura de São Paulo é considerada a mais importante da corporação, e a indicação é cautelosa. Sanfurgo de Carvalho era o número 2 da Polícia Judiciária da Superintendência da PF no estado. Ele ganhou notoriedade após integrar o quadro da Lava Jato, ainda em 2016.
O delegado foi o responsável pela delação premiada de Delfim Netto, que afirmou ter recebido 240 mil reais em espécie da Odebrecht. O ex-ministro declarou que o dinheiro era referente ao pagamento de serviços de consultoria prestados à empreiteira.
Sanfurgo ainda foi o comandante da operação de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-ministro Antonio Palocci. Em 2023, ele chegou a comandar a Superintendência Regional da PF em SP durante ausência de Giampaoli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



