Política

PF suspende novo depoimento de Anderson Torres

Oitiva com ex-ministro estava prevista para esta segunda-feira, mas ainda não foi autorizada pela Justiça

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Imagem: MJSP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal suspendeu a nova tentativa de tomar depoimento de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF preso preventivamente após os atos golpistas de 8 de janeiro. A oitiva estava prevista para esta segunda-feira 23, mas ainda não foi autorizada pela Justiça, o que motivou a suspensão.

Na primeira tentativa de tomada de depoimento, realizada no dia 18 de janeiro, Torres ficou em silêncio. Na ocasião, a defesa alegou não ter tido acesso aos autos e, por isso, solicitou novo depoimento, ainda não autorizado. Não há até o momento uma nova data para que esta segunda tentativa de ouvir o bolsonarista seja realizada.

Torres, vale lembrar, está preso preventivamente por suspeita de omissão na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, ele ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, mas estava de férias nos Estados Unidos ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante uma operação de busca e apreensão em sua residência, uma minuta de um golpe de estado foi encontrada. Ele nega as acusações e diz que pretendia descartar o documento, que, segundo ele, recebeu de populares.

Antes de ser preso, Torres foi demitido por Ibaneis Rocha (MDB-DF). Pouco depois, o governo federal decretou intervenção na pasta comandada por Torres e nomeou Ricardo Cappelli, secretário-executivo da Justiça, como responsável pelas decisões na pasta.

Neste mesmo período, o governador Ibaneis também foi afastado do cargo por determinação judicial. A então vice-governadora Celina Leão (PP) é quem comanda o estado desde então.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo