Política

PF prende quadrilha que desviava verba do Ministério da Educação

Por meio de parcerias entre o Instituto Federal de Educação do Paraná e duas Oscips, o grupo teria desviado ao menos R$ 6,6 milhões desde 2009

PF prende quadrilha que desviava verba do Ministério da Educação
PF prende quadrilha que desviava verba do Ministério da Educação
Viaturas da PF durante batida na sede do IFPR
Apoie Siga-nos no

Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União prendeu nesta quinta-feira 8 uma quadrilha que teria desviado 6,6 milhões de reais do Ministério da Educação a partir de fraudes no setor de ensino técnico à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR).

Segundo a PF, durante a Operação Sinapse, realizada Curitiba, Cascavel (PR), São Carlos e Sorocaba (ambas em SP), foram presas 18 pessoas, sendo três funcionários públicos do IFPR. Foram executados 10 mandados de condução coercitiva e 43 de busca e apreensão. Além disso, dois servidores do instituto serão afastados de suas funções.

De acordo com a PF, as investigações começaram em março de 2012 e apontam que a quadrilha desviava dinheiro proveniente principalmente do Ministério da Educação desde 2009. A quadrilha atuava por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

Os projetos para cursos à distância do instituto eram, segundo a PF, superfaturados e serviços previstos em contrato não eram prestados. Ainda nesse período, a quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o IFPR de forma fraudulenta. Para mascarar os crimes, diz a PF, o grupo falsificava contratos e prestações de contas, além de pagar propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das Oscips.

Os integrantes da quadrilha responderão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes da lei de licitações.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo