Política

PF prende Filipe Martins após descumprimento de medidas cautelares

Ele estava em prisão domiciliar, proibido de acessar redes sociais, mas seu perfil no LinkedIn foi usado

PF prende Filipe Martins após descumprimento de medidas cautelares
PF prende Filipe Martins após descumprimento de medidas cautelares
Filipe Martins é um dos condenados no processo da trama golpista – Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na trama golpista, foi preso nesta sexta-feira 2, após violação de medidas cautelares: mesmo proibido de usar as redes sociais, seu perfil no LinkedIn, plataforma para troca de informações sobre trabalho, foi acessado.

Martins estava em sua casa, em Ponta Grossa (PR), onde cumpria prisão domiciliar. No último dia 29 de dezembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, acionou a defesa do ex-assessor bolsonarista após a confirmação do acesso. Os advogados afirmaram que foram eles que usaram o perfil, o que não foi aceito como resposta.

No despacho, publicado em 31 de dezembro, Moraes escreveu que “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que a própria defesa reconhece a utilização da rede social, não havendo pertinência da alegação defensiva no sentido de que as redes sociais foram utilizadas para ‘preservar, organizar e auditar elementos informativos pretéritos relevantes ao exercício da ampla defesa'”.

Apesar de condenado, Martins ainda não cumpre a pena, pois há possibilidade de recurso. A prisão domiciliar foi decretada pelo próprio ministro do Supremo no dia 27 de dezembro, após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, também condenado pela trama golpista, que foi detido no Paraguai quando tentava embarcar para El Salvador. Outros nove condenados foram alvo da mesma medida, tomada também por causa da fuga de Alexandre Ramagem, atualmente nos Estados Unidos.

“O modus operandi da organização criminosa condenada pelo Supremo Tribunal Federal indica a possibilidade de planejamento e execução de fugas para fora do território nacional, como feito pelo réu Alexandre Ramagem, inclusive com a ajuda de terceiros”, escreveu o ministro.

CartaCapital tenta contato com a defesa de Filipe Martins. Este texto poderá ser alterado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo