Política

PF pede prorrogação de inquérito contra Bolsonaro por vazamento de documentos sigilosos

Pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e solicita alargamento do prazo para realizar novas diligências

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal autorização para a prorrogação do prazo de um inquérito aberto contra o presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes e a investigação da PF apura se o presidente cometeu crime ao divulgar documentos sigilosos sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral. A informação é do jornal O Globo.

No documento, a PF alega que são necessárias novas diligências no caso, o que justificaria o alargamento do prazo. A decisão cabe ao ministro Moraes, que também encaminhou os autos para a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Augusto Aras para que opine sobre o tema.

No inquérito, aberto na PF a pedido do ministro, já foram ouvidos o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live em que o presidente vazou os documentos, e o delegado Victor Neves Feitosa Campos, responsável pela investigação na ocasião.

Os documentos vazados fazem parte de uma investigação que apura um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral e foram distorcidos por Jair Bolsonaro para afirmar que comprovariam uma vulnerabilidade no sistema das urnas. Não há, no entanto, qualquer conclusão neste sentido. O ex-capitão, além de mostrar parte do arquivo durante a transmissão, também divulgou trechos em suas redes sociais.

Após o episódio, além de se tornar alvo da investigação na Polícia Federal, Bolsonaro também passou a ser investigado pelo Supremo pela disseminação de fake news e ataques às urnas eletrônicas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo