Política
PF pede prorrogação de inquérito contra Bolsonaro por vazamento de documentos sigilosos
Pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e solicita alargamento do prazo para realizar novas diligências


A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal autorização para a prorrogação do prazo de um inquérito aberto contra o presidente Jair Bolsonaro.
O pedido foi feito ao ministro Alexandre de Moraes e a investigação da PF apura se o presidente cometeu crime ao divulgar documentos sigilosos sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral. A informação é do jornal O Globo.
No documento, a PF alega que são necessárias novas diligências no caso, o que justificaria o alargamento do prazo. A decisão cabe ao ministro Moraes, que também encaminhou os autos para a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Augusto Aras para que opine sobre o tema.
No inquérito, aberto na PF a pedido do ministro, já foram ouvidos o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), que participou da live em que o presidente vazou os documentos, e o delegado Victor Neves Feitosa Campos, responsável pela investigação na ocasião.
Os documentos vazados fazem parte de uma investigação que apura um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral e foram distorcidos por Jair Bolsonaro para afirmar que comprovariam uma vulnerabilidade no sistema das urnas. Não há, no entanto, qualquer conclusão neste sentido. O ex-capitão, além de mostrar parte do arquivo durante a transmissão, também divulgou trechos em suas redes sociais.
Após o episódio, além de se tornar alvo da investigação na Polícia Federal, Bolsonaro também passou a ser investigado pelo Supremo pela disseminação de fake news e ataques às urnas eletrônicas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro diz que tomará Tubaína ‘todo mês’ com André Mendonça após chegada ao STF
Por CartaCapital
Quaest/Genial: Rejeição popular ao governo Bolsonaro cresce cinco pontos e vai a 53%
Por CartaCapital