Política

PF instaura inquérito para apurar participação de Lula no “mensalão”

Investigação terá como base depoimento do publicitário Marcos Valério contra o ex-presidente e o ex-ministro Palocci

PF instaura inquérito para apurar participação de Lula no “mensalão”
PF instaura inquérito para apurar participação de Lula no “mensalão”
Lula durante palestra no 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, em Brasília, nesta quarta-feira 30. Foto: Pedro Ladeira / AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a suposta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no “mensalão.” A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira 11 após pedido da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) feito na sexta-feira 5.

Esta é a primeira vez que um inquérito criminal será aberto para investigar se Lula participou ou não do esquema de compra de apoio no Congresso. O ex-presidente não foi investigado na ação julgada em 2012 pelo STF.

O pedido da PRDF se originou de um depoimento do publicitário Marcos Valério, condenado pelo STF como operador do “mensalão”, à Procuradoria-Geral da República em setembro. O julgamento do “mensalão” já havia começado e ele já estava condenado em diversas acusações.

No depoimento, Valério acusou Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, ex-presidente da Portugal Telecom, de negociarem uma doação de 7 milhões dólares ao PT. Além de afirmar que Lula teria se beneficiado do esquema.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o publicitário disse que Lula e Palocci estiveram reunidos com Horta no Palácio do Planalto e combinaram o repasse do dinheiro por meio de uma fornecedora da empresa portuguesa na China.

O depoimento foi enviado à primeira instância, pois os investigados não têm foro privilegiado. A partir das acusações de Valério, a Procuradoria abriu seis procedimentos preliminares que podem virar inquéritos no futuro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo