CartaExpressa

PF encontrou várias digitais na minuta golpista apreendida na casa de Torres, diz colunista

A proposta de decreto serviria para o então presidente Jair Bolsonaro declarar estado de defesa na sede do TSE

PF encontrou várias digitais na minuta golpista apreendida na casa de Torres, diz colunista
PF encontrou várias digitais na minuta golpista apreendida na casa de Torres, diz colunista
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal encontrou múltiplas digitais na minuta golpista apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Agora, a corporação busca identificar a quem elas pertencem, a fim de avançar nas investigações. A informação foi divulgada nesta sexta-feira 3 pelo jornalista Valdo Cruz, colunista do G1.

A se confirmar a informação, a PF colocará em xeque um dos pontos centrais do depoimento concedido na véspera por Torres. Ele afirmou aos agentes que não conhece a pessoa que lhe entregou o documento e que ele “já era para ter sido descartado”.

A proposta de decreto serviria para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) declarar estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo seria reverter o resultado do pleito de 2022, do qual Lula (PT) saiu vencedor no segundo turno.

O documento foi encontrado em um armário de Torres durante ação de busca e apreensão realizada em 10 de janeiro, em Brasília.

Também na quinta 2, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em depoimento à PF ter recorrido a uma “metáfora” ao dizer que “todo mundo” tinha em mãos uma minuta semelhante à de Torres. Na oitiva, também declarou ter recebido “duas ou três propostas” da “minuta do golpe” e acrescentou que “simplesmente moía” os textos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo