Política

PF denuncia ‘falta de apoio’ do governo para combater invasões em terras indígenas

Territórios apontados pela Corte como prioritários ao combate a crimes ambientais ficaram sem atendimento básico das Forças Armadas

Foto: EBC
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal que as operações de proteção a terras indígenas determinadas pela Corte têm sofrido “limitações de ordem logística e financeira” por falta de suporte logístico do governo federal. A informação é do jornal O Globo.

A denúncia foi feita a partir de um relatório de 57 páginas enviado ao tribunal no final de outubro pelo Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas da PF. 

A falta de apoio refere-se a determinação do STF em 2020, que exigiu que o governo adotasse uma série de providências para garantir a inviolabilidade de reservas e a segurança de povos indígenas. 

Uma ação foi movida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e seis partidos políticos (PSB, REDE, PSOL, PT, PDT e PC do B). A entidade e as legendas acusam o governo federal de omissão às ameaças aos povos originários na pandemia de Covid-19.

A PF citou no documento situações em que a falta de amparo das Forças Armadas foi determinante para o insucesso das operações. 

“A ausência de logística militar de apoio comprometeu o abastecimento de viaturas, obrigando policiais federais a viajarem cinco horas em estrada insegura para o transporte de combustível, além de elevada despesa para a PF”, detalhou o documento. A PF ainda alerta que, além dos riscos permanentes aos povos originários, o orçamento investido nas operações é muito alto diante a falta de resolução dos casos. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo