Política

PF apreende equipamentos de garimpeiros que retornaram à Terra Yanomami

Operação apreendeu armas, radiocomunicadores, munição e coletes à prova de balas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal realizou uma operação para apreender equipamentos e expulsar garimpeiros que permaneceram ou retornaram à Terra Indígena Yanomami após as ações executadas em 2023. 

Entre os itens apreendidos na terça-feira 16 estão armas, radiocomunicadores, munição e coletes à prova de balas. Um dos acampamentos usados pelos invasores foi destruído por agentes da PF. 

A ação ocorre um ano após o governo federal decretar emergência sanitária na região. À época, uma operação conjunta das forças de segurança expulsou 80% dos garimpeiros da área. No entanto, em razão do monitoramento insuficiente, invasores retornaram à terra indígena. 

Uma das principais ameaças à comunidade é o garimpo ilegal, que, além de levar doenças e causar a intoxicação dos rios com mercúrio, representa um risco à segurança dos indígenas. 

Além das atividades por terra, a PF realizou um sobrevoo na região para mapear locais de invasão na terra indígena. Esta foi a primeira operação realizada na área desde que o governo federal anunciou, em 10 de janeiro, a adoção de ações permanentes na Terra Yanomami. 

Na semana passada, o presidente Lula (PT) promoveu uma reunião ministerial para avaliar as medidas e definir novos planos de ação na TI.

Entre as iniciativas definidas no encontro está a presença de agentes das Forças Armadas e da Polícia Federal de forma permanente na área. 

Para melhorar a estrutura de hospitais e centros de acolhimento indígenas, a Casa Civil também anunciou um investimento de 1,2 bilhão de reais em 2024. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo