Economia

Petrobras ‘está dando dica’ que quer aumentar preço de combustível, diz Bolsonaro

Presidente afirmou que valor atual ‘já está um absurdo’

Foto: Patrick T. FALLON / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que a Petrobras “está dando dica” que quer aumentar o preço dos combustíveis. Bolsonaro não explicou quem divulgou essa informação e disse que o valor atual “já está um absurdo”.

— Eu não tenho comandamento sobre a Petrobras. A Petrobras está dando dica que quer aumentar de novo — disse Bolsonaro, em entrevista à jornalista Leda Nagle. — Não interessa quanto seja, já está um absurdo o preço dos combustíveis no Brasil lá na refinaria.

O governo pediu à direção da Petrobras para segurar o reajuste no preço dos combustíveis, de acordo com integrantes do Executivo. Bolsonaro quer que os preços fiquem como estão, pelo menos a conclusão da votação pelo Congresso dos projetos que tentam reduzir o preço do óleo diesel, da gasolina, do gás e da energia elétrica.

No entanto, a diretoria da Petrobras resiste à ideia. A estatal tem alertado ao governo que há uma defasagem cada vez maior entre os preços praticados internamente e o valor do petróleo no mercado internacional, que tem subido nos últimos dias.

A gasolina está há 95 dias sem aumento, enquanto o diesel está congelado há 32 dias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo