Política

Petição contra Alexandre de Moraes no STF reúne 260 mil assinaturas

Centro Acadêmico XI de Agosto,da Faculdade de Direito da USP, cria abaixo-assinado virtual contra indicação feita por Michel Temer

Petição contra Alexandre de Moraes no STF reúne 260 mil assinaturas
Petição contra Alexandre de Moraes no STF reúne 260 mil assinaturas
O objetivo é atingir a meta de 300 mil apoiadores
Apoie Siga-nos no

Entidade representativa acadêmica mais antiga do País, o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), levará ao Senado um abaixo-assinado virtual contrário à indicação do atual ministro da Justiça e da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo nota de repúdio apresentada pelos estudantes, Moraes demonstrou, ao longo de sua trajetória política, “desrespeito a princípios fundantes da Carta Magna”, além de emitir, constantemente, “declarações e posturas histriônicas e fortemente partidarizadas”.

“Alexandre de Moraes tem apenas 49 anos, o que lhe confere a possibilidade de exercer durante 26 anos o posto de ministro. É impensável que diante do que se pretende ser um regime democrático, alguém goze de tamanho poder por tanto tempo, ainda mais sem contar com a legitimidade do voto popular como ocorre no Judiciário”, diz a nota, que ainda afirma ver com “inquietação e incredulidade” a indicação do tucano ao posto.

Os estudantes organizaram um abaixo-assinado na plataforma Change, que deverá ser entregue ao Senado Federal, responsável pela sabatina do indicado pelo presidente Michel Temer.

Até o momento, a petição conta com 260 mil assinaturas. O objetivo é atingir a meta de 300 mil apoiadores. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo