Política
Pesquisa mostra disputa apertada entre 5 candidatos pelo Senado no Rio Grande do Sul
Marcel Van Hattem, Manuela d’Ávila, Sanderson, Paulo Pimenta e Germano Rigotto disputam as duas vagas, segundo o Real Time Big Data
A disputa pelas duas vagas destinadas ao Rio Grande do Sul está completamente aberta, segundo pesquisa publicada pelo instituto Real Time Big Data nesta terça-feira 25. Nada menos que cinco nomes estão na briga, e há diversos cenários de empate técnico.
Quem aparece numericamente à frente é Marcel Van Hattem (Novo). Entretanto, ele está tecnicamente empatado com Manuela d’Ávila (Psol) e Sanderson (PL), que vêm na segunda e terceira posições. Manuela e Sanderson também estão empatados com Paulo Pimenta (PT) e Germano Rigotto (MDB), considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira os números:
- Marcel Van Hattem (Novo) – 20%
- Manuela d’Ávila (Psol) – 19%
- Sanderson (PL) – 17%
- Paulo Pimenta (PT) – 15%
- Germano Rigotto (MDB) – 15%
- Frederico Antunes (PSD) – 5%
- Luciano do MLB (UP) – 1%
- Milton Cardoso (PSDB) – 1%
- Daniela Mulheres Socialistas (PSTU) – não pontuou
- Regis Ethur (PSTU) – não pontuou
- Renato Jaguarão (Cidadania) – não pontuou
- Ric Jones (PCO) – não pontuou
- Tania Peres (UP) – não pontuou
- Nulo/branco – 4%
- Não sabe/não respondeu – 3%
O Real Time Big Data ouviu 1.600 eleitores gaúchos entre os dias 20 e 24 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o código de registro no TSE é RS-09640/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.




