Política
Pesquisa monitora os favoritos para o cargo de senador por São Paulo; veja os resultados
Simone Tebet e Fernando Haddad lideram o 1º cenário monitorado pela AtlasIntel; Geraldo Alckmin e Marina Silva aparecem na dianteira no 2º teste feito no levantamento


O novo levantamento da AtlasIntel realizado no estado de São Paulo indica vantagem de ministros governo Lula (PT) na disputa eleitoral pelas duas cadeira no Senado pelo estado. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira 8 e traz dois cenários distintos para o pleito de 2026.
No primeiro teste, Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, e Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, aparecem como os favoritos dos eleitores para as duas vagas. Eduardo Bolsonaro (PL) fica na terceira posição, empatado tecnicamente com Guilherme Derrite (PP). A dupla bolsonarista tem oito pontos a menos que a ministra e cinco pontos de desvantagem para o ministro. Os demais candidatos têm menos de 10%. Veja os resultados:
O método usado pela AtlasIntel para chegar aos números leva em conta os percentuais obtidos pelos candidatos como primeiro ou segundo voto para o cargo, como ocorrerá nas urnas em 2026. No próximo ano, eleitores terão que dar dois votos para escolher quem serão os senadores.
Alckmin e Marina
O segundo cenário testado no levantamento também tem ministros do atual governo como favoritos para o posto de senador: Geraldo Alckmin (PSB), que além de ser vice-presidente comanda a pasta da Indústria, Comércio e Serviços; e Marina Silva (Rede), chefe do Meio Ambiente.
Alckmin e Marina aparecem como favoritos ao Senado por SP em um dos cenários testados pelo AtlasIntel.
Foto : Cadu Gomes/VPR
De acordo com a pesquisa, Alckmin aparece na liderança do levantamento com 23,1% dos votos e Marina ficaria com a segunda cadeira, obtendo 17,7%.
Se considerada a margem de erro (dois pontos percentuais), as intenções de voto na ministra esbarram nas do bolsonarista Guilherme Derrite (PP), que obteve 15,5%. Ainda neste cenário, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles (Novo), fecha a lista dos candidatos que aparecem com mais de 10%. Os demais ficariam abaixo deste percentual. Confira:
Novamente, para chegar aos números, a AtlasIntel levou em conta os percentuais obtidos pelos candidatos como primeiro ou segundo voto em 2026.
A pesquisa
O levantamento divulgado nesta segunda foi realizado com 2.059 eleitores do estado de São Paulo. As entrevistas, feitas pelo método do recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), foram realizadas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro, por fim, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os favoritos para o Senado pelo Paraná em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Nova pesquisa testa Carlos Bolsonaro para o Senado em Santa Catarina; veja os resultados
Por CartaCapital
Os favoritos para o Senado pelo DF em 2026, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital