Economia
Pesquisa monitora a avaliação de programas do governo Lula; veja os resultados
Iniciativas como o Bolsa Família, o Pé de Meia, a Farmácia Popular e o Desenrola foram avaliados pelos eleitores em novo levantamento da Quaest


A pesquisa produzida pela consultoria Quaest, divulgada nesta quarta-feira 8, além da avaliação do trabalho de Lula (PT) e do governo federal, traz também resultados que indicam o índice de popularidade dos principais programas e iniciativas da atual gestão.
Na lista estão programas como o Bolsa Família, o Pé de Meia e o Desenrola. Nenhum dos três, porém, é o mais popular, segundo os resultados.
Para os entrevistados pela Quaest, o programa do governo Lula com o melhor desempenho é o Farmácia Popular. Ao todo, o programa que entrega remédios gratuitos para a população é aprovado 85%. Apenas 4% dos entrevistados não concordam com a medida e 11% não conhecem a iniciativa.
A lista, então, segue com o Bolsa Família. O principal programa de combate à desigualdade social tem, neste momento, 75% de aprovação entre os brasileiros. A reprovação, neste caso, é de 19%. Só 6% não conhecem essa iniciativa.
O terceiro lugar ficou com o Desenrola, desenvolvido na atual gestão para renegociar dívidas dos brasileiros. Aqui, 71% indicam aprovação e 8% desaprovação. 21% apontam desconhecimento.
A pior avaliação no momento é do Programa Acredita. A iniciativa foi uma das últimas lançadas pelo governo federal e busca renegociar dívidas e disponibilizar créditos aos micro e pequenos empreendedores. Os números, neste caso, revelam um alto grau de desconhecimento, de 61%. As poucas avaliações indicam 33% de aprovação e 7% de desaprovação.
Veja abaixo a lista completa:
Para os resultados, foram entrevistados 2.045 eleitores entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
No resultado geral, a pesquisa mostrou que o trabalho de Lula (PT) é aprovado por 50% e reprovado por 47%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasileiros apontam os principais problemas do País em nova pesquisa Quaest; veja a lista
Por André Lucena
Pesquisa Atlas mostra crescimento na avaliação positiva do governo e de Lula; confira os números
Por CartaCapital
Os índices de aprovação e desaprovação ao trabalho de Lula, segundo nova pesquisa Quaest
Por CartaCapital
Atlas: brasileiros apontam criminalidade e corrupção como os maiores problemas do País
Por CartaCapital
Lula x Bolsonaro: pesquisa indica quem será o melhor ‘cabo eleitoral’ nas municipais
Por André Lucena
O que os brasileiros pensam sobre os conselhos de Janja a Lula, segundo pesquisa CNT/MDA
Por Camila da Silva