Pesquisa FSB mostra Lula com 41% e Bolsonaro com 32%

Mais de 80% dos eleitores de Lula e Bolsonaro apontam que não estariam abertos a mudar o voto até outubro de 2022

Fotos: Evaristo Sa/AFP e Ricardo Stuckert

Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa do banco BTG Pactual, realizada pela FSB e divulgada no início da manhã desta segunda-feira 25, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 41% das intenções de voto contra 31% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os resultados são do levantamento estimulado e mostram um achatamento na diferença entre os dois candidatos em relação à pesquisa anterior, de março, quando Lula tinha 43% e Bolsonaro 29%.

Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) são os outros dois candidatos mais citados pelos eleitores, com 9% e 3%, respectivamente. O resultado praticamente repete o desempenho da pesquisa anterior, quando o pedetista tinha os mesmos 9% e o tucano somava 2%.

Os demais candidatos, que há um mês somavam 13%, caíram drasticamente e aparecem com apenas 5% das intenções de voto nesta segunda-feira. A indicação de ‘não voto’ passou de 4% para 8% e indecisos somam 1%, assim como no levantamento anterior.

Para além do cenário principal, a FSB também monitorou outras duas possibilidades de candidaturas: Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB). Ambos foram avaliados em cenários mais enxutos e aparecem tecnicamente empatados. A senadora teria 2% e o tucano 3%.


Também nesses cenários, Lula e Bolsonaro praticamente repetem o mesmo desempenho do monitoramento principal, oscilando dentro da margem de erro. Ciro vai a 13% com a entrada de Tebet e oscila para 11% em uma disputa com a presença de Leite.

Voto espontâneo

O instituto também monitorou o desempenho espontâneo dos pré-candidatos ao Planalto. Neste caso, Lula tem 36% das indicações de voto e Bolsonaro aparece com 30%. O resultado mostra um achatamento no saldo entre os dois, já que, no levantamento anterior, Lula marcava 38% e Bolsonaro tinha 27%.

Ciro é o único a pontuar de forma mais significativa neste monitoramento. Quando a FSB não apresenta uma lista de possíveis candidaturas, o pedetista recebe 4% das indicações de voto. O resultado é o mesmo de todos os demais candidatos somados.

Segundo turno

Ainda de acordo com a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro no principal cenário de segundo turno apontado pelo levantamento por 52% a 37%. Já nos demais cenários, Lula tem uma margem ainda maior, derrotando qualquer eventual adversário com uma diferença de pelo menos 20 pontos percentuais.

Bolsonaro, por sua vez, além de ser derrotado por Lula, também perderia a disputa caso fosse ao segundo turno contra Ciro Gomes (46% a 39%), mas venceria qualquer outro nome da chamada terceira via. 

Veja os resultados:

Pouca possibilidade de mudança

A pesquisa BTG Pactual desta segunda-feira também confirmou a pouca possibilidade de mudança na atual indicação de votos, em especial, entre eleitores de Lula e Bolsonaro.

Na média geral, 71% dos eleitores disseram que a sua decisão já estaria tomada e que não pretendem mudar até outubro deste ano. O volume é exatamente o mesmo apontado na pesquisa de março. O grupo que indica possibilidade de mudança passou de 28% para 27%, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa.

Entre eleitores de Lula e Bolsonaro, a decisão estaria ainda mais consolidada. Ao todo, os dois pré-candidatos teriam 82% dos seus eleitores totalmente decididos neste momento. O petista aparece com 17% de eleitores que indicam alguma possibilidade de mudança. O grupo soma 18% entre os eleitores do ex-capitão. Só 1% nos dois casos não souberam ou não quiseram responder a pergunta.

O índice de eleitores decididos cai para 39% entre aqueles que apontam voto em Ciro, que figura em terceiro lugar na pesquisa. 59% indicam possibilidade de mudança até outubro de 2022. Doria, por sua vez, soma 26% de decididos e 74% de apoiadores que podem migrar seu voto. André Janones (Avante) é quem tem o melhor desempenho entre os candidatos da chamada terceira via, com 59% de eleitores decididos e 36% abertos à mudança.


Confira a íntegra da pesquisa:

pesquisa-btg-fsb-25abr2022

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.