Política
Pesquisa AtlasIntel aponta liderança de Bruno Engler em BH e disputa acirrada pelo segundo lugar
Levantamento mostra o bolsonarista com 26% das intenções de voto, pouco mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre os adversários
Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira 30, revela que Bruno Engler (PL), candidato identificado com a extrema-direita, mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte (MG). O levantamento aponta que Engler tem 26% das intenções de voto, consolidando sua posição como favorito.
A corrida pelo segundo lugar, no entanto, está acirrada. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, há um empate técnico envolvendo três candidaturas. Confira os números:

O cenário, contudo, é distinto do levantamento anterior o instituto, divulgado em 23 de setembro, quando Gabriel e Duda Salabert apareciam com ligeira vantagem na outra vaga para o segundo turno. Ainda que todos os candidatos tenham aumentado o volume de votos entre os dois levantamentos, as intenções de voto dos demais concorrentes não esbarram no primeiro colocado, que segue na liderança com folga.
Além das intenções de voto no primeiro turno, a AtlasIntel testou seis cenários possíveis para o segundo turno, envolvendo os principais candidatos. Bruno Engler aparece com vantagem em cinco deles, mas perde para Gabriel, que venceria com 51,5% dos votos.

A pesquisa ouviu 1.576 eleitores de Belo Horizonte, entre os dias 23 e 28 de setembro, por meio do método de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09528/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Mauro Tramonte lidera a disputa pela prefeitura de BH com 27%, aponta pesquisa Real Time Big Data
Por CartaCapital
Datafolha: Tramonte lidera em BH com 28%; Engler e Fuad empatam no 2º lugar com 18%
Por CartaCapital


