Política

Persio Arida, um dos criadores do Plano Real, declara voto em Lula contra Bolsonaro

Segundo o economista, ‘a principal razão é contribuir com a defesa da democracia’

Persio Arida/Divulgação
Apoie Siga-nos no

O economista Persio Arida, ex-presidente do Banco Central e do BNDES e um dos responsáveis pelo Plano Real, anunciou que votará em Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), a ser disputado em 30 de outubro.

À Folha de S.Paulo, ele declarou que “a principal razão é contribuir com a defesa da democracia, que é o nosso bem maior”. Avaliou ainda que Bolsonaro “é um risco à estabilidade institucional e ao equilíbrio dos Poderes”.

Outros motivos, segundo Arida, envolvem o desempenho “muito ruim” na economia, setor em que o ex-capitão “não entregou o que prometeu”, como “abertura de mercado”, “reforma tributária” e “privatizações”. A preocupação com o meio ambiente também justifica o voto em Lula, de acordo com ele.

“Não existe, na minha opinião, uma justificativa para a permanência de Bolsonaro no poder”, avaliou o economista.

André Lara Resende, também um dos pais do Plano Real, havia declarado apoio a Lula já no primeiro turno, como uma “tentativa de voltar o Brasil à normalidade democrática, ao seu papel importante na cena internacional, em relação à questão ambiental, de reintegração nos mercados internacionais, de revisão das finanças internacionais”.

Na última terça 4, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, afirmou ter abandonado a ideia de votar nulo e divulgou seu apoio a Lula no segundo turno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo