Política
Persio Arida, um dos criadores do Plano Real, declara voto em Lula contra Bolsonaro
Segundo o economista, ‘a principal razão é contribuir com a defesa da democracia’
O economista Persio Arida, ex-presidente do Banco Central e do BNDES e um dos responsáveis pelo Plano Real, anunciou que votará em Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), a ser disputado em 30 de outubro.
À Folha de S.Paulo, ele declarou que “a principal razão é contribuir com a defesa da democracia, que é o nosso bem maior”. Avaliou ainda que Bolsonaro “é um risco à estabilidade institucional e ao equilíbrio dos Poderes”.
Outros motivos, segundo Arida, envolvem o desempenho “muito ruim” na economia, setor em que o ex-capitão “não entregou o que prometeu”, como “abertura de mercado”, “reforma tributária” e “privatizações”. A preocupação com o meio ambiente também justifica o voto em Lula, de acordo com ele.
“Não existe, na minha opinião, uma justificativa para a permanência de Bolsonaro no poder”, avaliou o economista.
André Lara Resende, também um dos pais do Plano Real, havia declarado apoio a Lula já no primeiro turno, como uma “tentativa de voltar o Brasil à normalidade democrática, ao seu papel importante na cena internacional, em relação à questão ambiental, de reintegração nos mercados internacionais, de revisão das finanças internacionais”.
Na última terça 4, o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, afirmou ter abandonado a ideia de votar nulo e divulgou seu apoio a Lula no segundo turno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Tebet confirma apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro: ‘Não cabe a omissão da neutralidade’
Por CartaCapital
Lula celebra apoio no 2º turno e diz que PDT e Ciro ‘valem muito mais que os votos que tiveram’
Por CartaCapital
Lupi descarta onda bolsonarista: ‘Nosso Lula vai dobrar a diferença na votação’
Por Victor Ohana



