Política

Pequim considera declarações de Eduardo Bolsonaro “imorais”

Filho do presidente acusou a China de esconder informações sobre o coronavírus e abriu uma crise diplomática com o país

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (Foto: Lula Marques)
Apoie Siga-nos no

A China chamou nesta sexta-feira 20 de “imorais” as declarações de Eduardo Bolsonaro, que acusou Pequim de esconder informações sobre a pandemia de covid-19, abrindo uma crise diplomática com o gigante asiático.

“Uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu na quarta-feira no Twitter o filho do presidente Jair Bolsonaro.

Em sua mensagem, ele traçou um paralelo com “a ditadura soviética”, que inicialmente ocultou a escala do desastre nuclear de Chernobyl em 1986.

Procurado para reagir, um porta-voz da diplomacia chinesa, Geng Shuang, denunciou os comentários “imorais e irresponsáveis”.

“Desde o início da epidemia, a China adotou as medidas de prevenção e de controle mais rigorosas, abrangentes e mais completas de maneira aberta, transparente e responsável”, afirmou Geng.

 

Na quinta-feira 19, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, exigiu que Eduardo Bolsonaro “se desculpasse com o povo chinês”.

Ele também retuitou uma mensagem de um internauta que descreveu a família Bolsonaro como o “grande veneno do Brasil”, de acordo com uma captura de tela feita pela imprensa brasileira, antes que a mensagem pouco diplomática fosse apagada.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, se distanciou de Eduardo Bolsonaro, explicando que as declarações do deputado de 35 anos “não refletiam a posição do Brasil”.

A China é o primeiro parceiro comercial do Brasil, que exporta para o gigante asiático matérias-primas, em especial minério de ferro, carne e soja.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar