Pepe Vargas, novo ministro, é do PT gaúcho

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), 54 anos, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário no lugar de Afonso Florence. Natural de Nova Petrópolis (RS), o médico Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Já foi vereador

Pepe Vargas, novo ministro do Desenvolvimento Agrário, tem origem nas bases sindicais do Rio Grande do Sul. Foto: Wilsom Dias/Abr

Apoie Siga-nos no

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), 54 anos, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário no lugar de Afonso Florence.

Natural de Nova Petrópolis (RS), o médico Gilberto José Spier Vargas, conhecido como Pepe Vargas, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Já foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e duas vezes prefeito de Caxias do Sul (eleito em 1996 e reeleito em 2000).

Atualmente, preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e é membro da Comissão de Finanças e Tributação. Pepe Vargas apresentou projetos nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar e previdência.

Filiado ao PT desde 1981, Pepe Vargas iniciou a vida política no movimento estudantil, ao coordenar o núcleo de universitários do partido em Caxias do Sul. Atuou também nos sindicatos dos trabalhadores da indústria têxtil e dos metalúrgicos em Caxias do Sul, além dos petroquímicos do Rio Grande do Sul. É reconhecido por ter bom diálogo com os movimentos sociais.

Reforma ministerial prossegue

A informação da troca no Ministério do Desenvolvimento Agrario foi divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência na noite dessa sexta-feira 9. A informação foi atribuída por boa parte da imprensa à incapacidade dele de gerir com sucesso o ministério, que registrou o menor número de assentamentos dos últimos 16 anos.


Em nota, Dilma agradeceu a participação de Florence no governo e desejou boa sorte ao novo ministro. A data da posse e transmissão de cargo ainda não estão definida.

“O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social”, diz o texto.

Deputado federal pelo PT da Bahia, Florence deve voltar à Câmara dos Deputados, onde tem mandato até 2014. Na nota, o Palácio do Planalto não deixa claro se o ministro está deixando o cargo a pedido. “A presidenta Dilma Rousseff agradece aos inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar”, de acordo com a nota.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.