Política

Pedido de Castro por blindados não tinha relação com a operação desta terça, diz Defesa

O governador do Rio reclamou de supostas negativas da gestão federal

Pedido de Castro por blindados não tinha relação com a operação desta terça, diz Defesa
Pedido de Castro por blindados não tinha relação com a operação desta terça, diz Defesa
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Defesa afirmou que o pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelo fornecimento de veículos blindados da Marinha não tinha relação com a megaoperação deflagrada nesta terça-feira 28 contra o Comando Vermelho. Pelo menos 64 pessoas morreram – incluindo quatro policiais – e 81 foram presas.

Em coletiva de imprensa no fim da manhã, Castro reclamou da suposta negativa do governo federal quanto a solicitações para a segurança pública do estado. “Tivemos pedidos negados três vezes: para emprestar o blindado, tinha que ter GLO, e o presidente é contra a GLO. Cada dia uma razão para não estar colaborando”, alegou o governador.

Segundo a Defesa, a demanda pelos blindados se referia ao caso de dezembro de 2024 em que uma capitão-de-mar-e-guerra da Marinha morreu após ser baleada no Hospital Naval Marcílio Dias.

“Naquele momento, a Marinha posicionou veículos blindados no perímetro do hospital, respeitando o limite legal de 1.400 metros em torno de instalações militares, medida voltada à segurança da área e dos militares”, explicou a pasta.

O ministério acrescentou que a Advocacia-Geral da União emitiu um parecer técnico indicando que só seria possível atender ao pedido do governo fluminense no contexto de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem, o que demandaria um decreto presidencial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo